Pular para o conteúdo principal

Programação STM32F103C8 USB




Para realizar esse tutorial será necessário:


Após separar os materiais faça as conexões seguindo o diagrama abaixo :
*Lembre que os microcontroladores ARM funcionam em 3.3V, entao ajuste o jumper do FTDI para 3.3V *


Após concluído terá algo bem semelhante.



O STM32F103C8 possui 2 jumpers em sua placa ajustaremos 1 deles para a posição de boot (programing mode)


O próximo passo será baixar um aquivo de boot genérico e fazer a gravação do mesmo em nosso microcontrolador(MCU), ultilizando um Software da ST chamado Flash Loader Demonstrator.

Baixe o aquivo de boot clicando aqui.
Baixe o Flash loader clicando aqui e faça a instalação (Esteja logado em sua conta no site).

Conecte o cabo usb do FTDI em seu PC e inicialize o Flash Loader, Selecione a porta serial como na imagem de exemplo.




Clique em next e selecione na opção target - "STM32F1_Med-density_128K" e prossiga com o next.


Selecione a opção Dowload to device e coloque o caminho para o arquivo baixado "generic_boot..."
O programa fará o upload para a placa e quando finalizar já poderá baixar seus programas pelo USB on-board da placa sem a necessidade de utilizar o modulo FTDI. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que é o Arduíno

Arduíno é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.

O que é o ROS ?

Robot Operating System (ROS, sistema operacional de robôs) é uma coleção de frameworks de software para desenvolvimento de robôs. ROS fornece serviços padrões de sistema operacional, tais como abstração de hardware, controle de dispositivos de baixo nível, a implementação de funcionalidades comumente usadas, passagem de mensagens entre processos e gerenciamento de pacotes. Um conjuntos de processos de ROS em execução pode ser representado em uma arquitetura de grafos onde o processamento se realiza em nós que podem receber e enviar mensagens como sensores multiplex, controle, estado, planejamento, atuador e outras. Apesar da importância da reatividade e baixa latência no controle de robôs, ROS, em si, não é um sistema operacional de tempo real, embora seja possível integrar ROS com código em tempo real. A falta de suporte para sistemas em tempo real está sendo abordada no desenvolvimento de ROS 2.0.