Pular para o conteúdo principal

Configuração rede de robos com o ROS




 Na maioria da vezes que utilizamos o ROS como base para o desenvolvimento dos nossos robos temos um sistema embarcado, seja ele um raspberry pi, jetson ou qualquer outro instalado em nosso robo. Agora do nosso lado de desenvolvimento temos nosso notebook ou desktop. Para que possamos visualizar os dados do nosso robo no notebook precisaremos fazer alguns passos para configurar o ip do ROS mestre.


1 passo : Verificar IP do notebook e sistema embarcado.


alguns comandos poderão ser utilizados para isso, como:


ifconfig

ip addr

hostname -I


Todos estes retornarão o ip no qual foi associado à rede.


exemplo:


|||||

|||||

|||||


2 passo : Adicionar os ip's no diretório de hosts


No fim do arquivo /etc/hosts será adicionado as seguintes linhas:


[IP] raspberry 

[IP] mypc


Esse processo deverá ser feito no sistema embarcado e no notebook.


3 passo : Variáveis de ambiente 


Para que o ROS faça uso dos ip's em sua inicialização será necessário setar as variáveis de ambiente ROS_HOSTNAME e ROS_MASTER e isso poderá ser feito da seguinte forma:


Embarcado (master)

$ export ROS_HOSTNAME=raspberry

$ export ROS_MASTER_URI=http://raspberry:11311


Notebook (slave)


$ export ROS_HOSTNAME=mypc

$ export ROS_MASTER_URI=http://raspberry:11311


Agora os tópicos do raspberry (sistema embarcado) estarão disponíveis para ser visualizados no notebook.

rostopic list (lista os tópicos) 

rostopic echo (Visualiza um tópico especifico)


4 passo : bashrc


Toda vez que um terminal novo é aberto teremos que setar as variáveis de ambiente, para automatizar esse processo podemos incluir os comandos no arquivo ~/.bashrc pois ele é executado sempre que um novo terminal é aberto. 


Arquivo ~/.bashrc rasberry

export ROS_HOSTNAME=raspberry

export ROS_MASTER_URI=http://raspberry:11311


Arquivo ~/.bashrc notebook

export ROS_HOSTNAME=mypc

export ROS_MASTER_URI=http://raspberry:11311


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atualização API Robotino V2 API2

Você tem a versão 2 do Robotino e ainda quer utiliza-la como objeto para desenvolvimento acadêmico ? Neste tutorial faremos uma atualização na API (Interface de programação e aplicação), o que possibilitara o acesso a novos horizontes, incluindo tudo que tem de mais atual na comunidade Robotino, Inclusive o uso do Software Robotino View 3, adquirido no site oficial da Festo. https://www.festo-didactic.com/int-en/services/robotino/programming/robotino-view/?fbid=aW50LmVuLjU1Ny4xNy4zNC4xNDI2 Atualização de imagem do CF-Card Para atualizar a API2 diretamente no Robotino deve-se primeiramente fazer a atualização de imagem do seu CF-card, vale a pena lembrar que não é necessário a compra de um cartão adicional e nem a formatação do já existente. Caso esteja com um cartão limpo, pode seguir os passos contidos nesses tutorial pra fazer a atualização do mesmo:  http://wiki.openrobotino.org/index.php?title=CF_card Instalando as daemons para Robotino Quando não é possível conectar seu

Robotino-Putty

Comunicação robotino via putty Para fazer logon no sistema operacional do robotino é necessário a configuração de uma rede entre o pc e o próprio robô, e isso pode ser feito via cabo de rede. 1º Passo: Configurar um ip estático no robô. Nesse tutorial usaremos como exemplo o 172.026.001.002 e a netmask para 255.255.000.000 assim como mostra nas figuras baixo. 2º Passo: Configurar ip estático do pc. Essas opções serão encontradas nos adaptadores de rede do computador acessando o seguinte caminho : Painel de Controle\Rede e Internet\Conexões de Rede. Uma forma equivalente de chegar no caminho é pressionando a tecla Windows+R e digitando o seguinte comando: ncpa.cpl Após chegar no caminho localize o adaptador de rede (Ethernet) e abra-o, podendo seguir esses passos abaixo: Status de Ethernet > Propriedades > Protocolo IP Versão 4. E por fim, preencha os dados conforme a imagem. 3º Passo: Setup do putty. Abra o putty e em seguida preencha com os

Como fazer Swap ?

https://sempreupdate.com.br/como-criar-arquivo-de-memoria-swap-e-ativar-no-sistema/ tutorial para 1gb, para maiores valores alterar parametro count default count=1048576 para 5gb, multiplicacar count por 5.